Pular para o conteúdo principal

Família Pereira de Oliveira (pai)

Minha Genealogia Paterna: Um Legado de Resistência e Fé

Sou Vilmar Francisco de Oliveira, nascido em 12 de setembro de 1976, na cidade de Assis, no interior de São Paulo. Filho de Francisco Pereira de Oliveira (1952–2018) e Wilma Anedino de Oliveira (1956–2003), e carrego comigo histórias silenciosas, raízes profundas e uma árvore genealógica que se estende por Minas Gerais, São Paulo e Paraná.

Na nossa família, somos cinco filhos:

Meus Irmãos:

  • Vânia Débora de Oliveira (1979)
  • Salatiél Rogério de Oliveira (1981)
  • Sandra Regina de Oliveira (1985)
  • João Paulo Batista de Oliveira (1994)

Cada um de nós traz um pedacinho dessa mesma origem, mas com jeitos únicos de viver e amar.

Meu Pai: Francisco Pereira de Oliveira

Ele nasceu em Grão Mogol (MG) no dia 10 de novembro de 1952 e nos deixou em Tamarana (PR) em 21 de julho de 2018. Foi policial militar no Paraná e também pastor evangélico, conhecido como Pastor Chiquinho. Viveu com simplicidade, coragem e uma fé que realmente movia montanhas. Era filho de Benício e Ana, e fazia parte de uma família grande, sendo um dos 12 filhos, dos quais 10 sobreviveram à infância.


Meus Avós Paternos

Benício Pereira de Oliveira

  • Nascido em Coronel Murta (MG), em 24/06/1916
  • Faleceu em Assis (SP), em 06/06/2020
  • Viveu até os 103 anos, sendo uma referência de sabedoria e longevidade.


Ana Mendes de Souza

  • Nascida em 1916 e falecida em 1975
  • Filha de Pompílio Mendes de Souza e Laudelina de Jesus
  • Gerou 12 filhos, dos quais 10 chegaram à vida adulta, deixando uma numerosa descendência: 28 netos, 42 bisnetos e 5 tetranetos (até hoje registrados).


Tios e Tias Paternos

  • José Pereira de Oliveira (20/07/1939)
  • Maria Auxiliadora de Oliveira (registro: 25/05/1943 – falecimento: 13/12/2022) †
  • Olímpia Maria de Almeida (28/07/1942)
  • Maria Laudelina de Oliveira (25/05/1943)
  • Rosenda Maria de Almeida (07/08/1947)
  • Francisco Pereira de Oliveira (meu pai – 10/11/1952 – 21/07/2018) †
  • Antônio Pereira de Oliveira (09/11/1949 – 13/01/1986) †
  • Juscelino Pereira de Oliveira (15/05/1955)
  • Maria da Graças Oliveira Suzuki (01/09/1957)
  • Jovenita Mendes de Oliveira (01/01/1960 – 07/09/1980) † – a caçula, lembrada com ternura.


Meus Bisavós Paternos

  • Juscelino Pereira de Oliveira
Nascido em Salinas (MG), 1890 – falecido em 1941


  • Isidora Barbosa Linda
Nascida em Coronel Murta (MG)
Falecida em Araçuaí (MG)
Filha de Genuário Delfino Barbosa e Josefa Barbosa Linda


Eles tiveram cinco filhos:

  • Altina Pereira de Oliveira
  • José Pereira de Oliveira
  • Sebastião Pereira de Oliveira
  • Vitor Pereira de Oliveira
  • Benício Pereira de Oliveira (meu avô)


Meus Tetravós Paternos

  • Tertuliano Pereira de Oliveira
Nascido e falecido em Salinas (MG), em 1854


  • Altina Cardoso
Também nascida e falecida em Salinas (MG)


Tiveram 13 filhos, nomes que hoje ressoam como raízes firmes de nossa árvore genealógica:

  • Ana Pereira de Oliveira
  • Antônio Pereira de Oliveira
  • Clemência Pereira de Oliveira
  • Evaristo Pereira de Oliveira
  • Firmino Pereira de Oliveira
  • Francisco Pereira de Oliveira
  • José Pereira de Oliveira
  • Maria de Oliveira
  • Oscar Pereira de Oliveira
  • Rosa Pereira de Oliveira
  • Salustiana Oliveira
  • Tomaz Pereira de Oliveira
  • Tertuliano


Sobrenomes da Linha Paterna

Nessa linhagem marcada por fé, luta e ancestralidade mineira, aparecem os seguintes sobrenomes que construíram a história da família:

  • Pereira de Oliveira
  • Mendes de Souza
  • Barbosa Linda
  • Cardoso
  • Delfino Barbosa
  • Jesus

"Uma família unida é capaz de enfrentar seja o que for e vencer qualquer batalha!"

Família Pereira de Oliveira
Família Pereira de Oliveira


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Eu pareço funcional, mas não é tão simples

Muitas pessoas olham para mim e veem alguém funcional. Eu recebo uma tarefa, executo e entrego. Vou ao mercado, resolvo questões do trabalho, cumpro rotinas. Para quem observa de fora, parece simples. Para mim, não é. Antes de qualquer tarefa, minha mente cria vários quadros ao mesmo tempo. Penso no que pode dar errado, no que pode dar certo, em como devo agir se algo sair do esperado, em como falar, onde ficar, quanto tempo pode levar. Tudo isso acontece antes mesmo de eu sair do lugar. Enquanto executo a tarefa, esse processamento continua. O resultado final pode parecer simples, mas o caminho interno até chegar a ele é cansativo, altamente estruturado e exige um gasto cognitivo enorme. O problema é que esse esforço não aparece. E quando não aparece, ele costuma ser desconsiderado. Ser autista adulto muitas vezes é exatamente isso: funcionar por fora, esgotar por dentro.

Contato visual

Contato visual não é atenção, é sobrecarga Desde criança, olhar nos olhos das pessoas me causa desconforto. Não é desinteresse, não é falta de educação e não é arrogância. É sobrecarga. Quando alguém exige contato visual, meu cérebro precisa dividir energia entre ouvir, compreender, formular resposta e sustentar o olhar. Isso reduz drasticamente minha capacidade de entender o que está sendo dito. Por isso, muitas vezes olho para outro ponto, para a mesa, para o chão ou para o vazio. É assim que consigo escutar melhor. É assim que consigo processar. Autistas não precisam ser treinados para olhar nos olhos. O mundo é que precisa aprender que atenção não se mede pelo olhar.

Autistas e o Pensamento Literal: Quando as Palavras Ferem ou Confundem

Quando eu era criança, uma frase que ouvi na escola me deixou inquieto por dias: “ Hoje vai chover canivete. ” Aquilo me assustou. Fiquei esperando a chuva cair, com medo de me machucar. O mais estranho era que ninguém parecia se importar. Ninguém levou guarda-chuva. Ninguém fugiu do céu. Só eu, parado, tentando entender como as pessoas conseguiam rir de algo tão perigoso. Viver com autismo é isso: as palavras são reais. Não vêm com entrelinhas, nem figuras de linguagem. O pensamento literal não é erro. É o modo como a gente interpreta o mundo, com sinceridade absoluta. Vou explicar melhor esta literalidade, com a história de Benício Pereira, personagem fictício, mas os fatos aconteceram comigo. Capítulo 1 – O Mapa Invisível Benício Pereira tinha 9 anos e um mundo só dele, desses que não cabem na fala comum, mas se revelam nos gestos, nos olhos atentos e no silêncio cheio de sentidos. Vivia desenhando mapas invisíveis com os pés, andando pelas ruas do bairro como um explorador que não ...